Deputada Rachel MarquesDeputada Estadual Rachel Marques

Mais Notícias

18/12/2017 | Assessoria de imprensa

Rachel participa da solenidade do Programa de Segurança no Trânsito do Governo do Ceará

Rachel participa da solenidade do Programa de Segurança no Trânsito do Governo do Ceará

A deputada estadual Rachel Marques (PT) participou, nesta segunda-feira (18), no Palácio da Abolição, do lançamento do Programa de Segurança no Trânsito. A medida objetiva diminuir o número de acidentes de trânsito e de vítimas fatais no Estado, por meio de investimentos na área urbana dos 184 municípios cearenses. Com liberação de R$ 120 milhões, a nova ação envolve a sinalização de trânsito nas vias municipais e requalificação viária, que inclui implementação de ciclovias e calçadas. Durante o evento, o governador Camilo Santana já assinou o termo de compromisso do programa com os 90 prefeitos que estavam presentes na solenidade.

Os números de mortes por acidentes de trânsito no Ceará voltaram a cair, embora continue maior que os índices de 2010. De acordo com levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, em o número de óbitos caiu de 2.634, em 2014, para 2.305, em 2015. No ano de 2010, foram 2.065 pessoas mortas por ocorrências nas estradas. Durante o período entre 2014 e 2015, o Ceará foi o quinto estado brasileiro com maior redução da mortalidade nesta modalidade. Compreende que os índices de acidente de trânsito precisam ser diminuídos, o Sinalize será executado por meio de pactuação entre o Detran e as prefeituras, que devem se comprometer a intensificar as ações de segurança e educação no trânsito, efetivando as responsabilidades inerentes aos municípios, estabelecidas pela Política Nacional de Trânsito.

O governador do Estado, Camilo Santana, ressaltou a importância do programa para incentivar a fiscalização do trânsito nas áreas mais complicadas. “Queremos que Política Nacional de Trânsito seja uma medida real para melhorar promover uma educação no trânsito de nossos municípios. O programa proporcionará a fiscalização do trânsito, melhoria nas estruturas e a diminuição dos índices de acidentes e mortes no trânsito”, finaliza Camilo.

A Prefeitura de Quixadá foi um dos municípios que assinou o termo de compromisso do programa e participará dos projetos de intervenção que receberá as ações de trânsito com o investimento do Governo. Uma das medidas para transformar a realidade de acidentes na Capital e Interior é, por exemplo, a implementação de vias mais seguras e sinalizadas vertical e horizontalmente.

Fonte: informações no site do Governo do Ceará