Deputada Rachel MarquesDeputada Estadual Rachel Marques

Mais Notícias

27/02/2018 | Assessoria de imprensa

Rachel Marques elogia resultados da aprendizagem da rede pública cearense

Rachel Marques elogia resultados da aprendizagem da rede pública cearense

A deputada Rachel Marques (PT) elogiou, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (27/02), o desempenho da aprendizagem dos alunos da rede pública do Ceará, após a divulgação dos números do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece).

O Spaece avaliou 100% das crianças que estão no 2° ano do ensino fundamental e comprovou que um total de 88,20% dos alunos finalizaram o nível alfabetizados. Segundo a avaliação, em 2007, 47,4% dos estudantes encontravam-se no padrão não alfabetizados. Já em 2017, esse número caiu para 4,7%.

Para a petista, o avanço é resultado do investimento do governo do Estado em programas como o Alfabetização na Idade Certa (Paic), além da capacitação dos profissionais de educação. “Foi desenvolvido todo um trabalho junto aos municípios para avançarmos nesses indicadores, melhorando o desempenho dos nossos jovens e garantindo sua permanência nas escolas”, salientou.

Por outro lado, a parlamentar lamentou que, enquanto o estado do Ceará investe em pastas como educação e saúde, o Governo Federal venha cortando recursos para as mesmas áreas. Segundo ela, o País vem perdendo sua estrutura de produção de conhecimento e formação profissional.

“Aqui, estamos vendo investimentos do governo na ampliação do ensino integral e das escolas profissionalizantes, e os resultados positivos já estão chegando. Ao mesmo tempo, o Governo Federal promove esse desmonte do ensino superior, que acarretará profundos e negativos impactos no desenvolvimento do nosso País”, alertou.

Fonte: agência de notícias da Assembleia Legislativa – Foto: Máximo Moura